Jogo de criança? Microsoft compra Mojang (criadora do Minecraft) por 2,5 bilhões de dólares

A Mojang é um dos cases mais surpreendentes da história do mercado de tecnologia. Criadora do jogo Minecraft, um sandbox/openworld onde o objetivo é construir coisas com blocos, mais ou menos como um Lego virtual. O jogo, que tem gráficos totalmente pixelizados amealhou milhões de jogadores pelo mundo e é um dos mais populares há muito tempo. Atingiu todas as plataformas, desde PCs, Macs, Celulares, Tablets e Consoles.

Considerado por muitos como um jogo de criança, o negócio em torno dessa brincadeira é coisa de gente grande. A Microsoft, dona do hotmail entrar, adquiriu a empresa por US$2,5 bilhões. Foram mais de 100 milhões de downloads do jogo desde 2009, somente no PC. Eu fui um desses que pagou alguns dólares por uma licença do jogo. O negócio foi bastante festejado pela Microsoft, que pode explorar a popularidade do jogo e a força da comunidade envolvida para popularizar seus produtos.

É possível construir praticamente qualquer coisa no jogo, que ainda é bem acessível a mods, onde você pode expandir ainda mais a capacidade de criação de ambientes. Há gente gastando muitas e muitas horas desenvolvendo e criando coisas no game. Que tal a cidade de Minas Tirith, de Senhor dos Anéis, feita inteiramente no jogo?

Pra quem curte uma história de amor, tem também o Titanic:

Essas coisas mostram que o jogo é para crianças, mas também para gente grande. Vamos ver como a Microsoft irá explorar essa aquisição para recuperar o investimento feito na empresa.