O Google Drive, o serviço de armazenamento em nuvem da Google, está recebendo aprimoramentos significativos em suas versões para dispositivos móveis, tanto no Android quanto no iOS. As adições incluem comandos de voz, integração com aplicativos de terceiros e suporte ao My Maps, uma nova ferramenta de mapas personalizados da Google.
Com a atualização, os usuários do Drive no Android agora podem buscar por arquivos em suas contas usando comandos de voz diretamente do aplicativo de buscas. Basta iniciar com o conhecido “Ok, Google”, mencionar o nome do arquivo desejado e adicionar “no Drive” ao final da solicitação. Por exemplo, você poderia dizer: “Ok, Google. Busque carta de fim de ano no Drive”.
A versão do Google Drive para iOS oferece aos usuários a capacidade de fazer upload de conteúdos diretamente de outros aplicativos em iPads e iPhones. Além disso, tanto os usuários do Android quanto os do iOS podem acessar e compartilhar mapas personalizados criados no My Maps da Google. No entanto, a criação desses mapas ainda requer o uso do aplicativo no PC.
Embora as atualizações já estejam disponíveis no sistema operacional iOS, é importante notar que a versão para Android só deve receber a atualização “por volta da semana que vem”. Enquanto aguarda, é possível destacar uma novidade relacionada ao gmail entrar, que será detalhada a seguir.
Integração Aprimorada Recentemente, os usuários do serviço de e-mail do Google que desejavam compartilhar arquivos do Google Drive precisavam enviá-los como links inseridos no corpo das mensagens. Apesar da praticidade, isso implicava na perda de acesso aos itens compartilhados se o remetente excluísse o arquivo de sua conta. Agora, é possível enviar arquivos diretamente do Google Drive como anexos no Gmail, selecionando a opção “Inserir como Anexo”. Dessa forma, os itens compartilhados são salvos na conta de e-mail do destinatário, evitando a perda caso o remetente opte por limpar o Drive.