HOMENAGENS

HOMENAGEM "PRÊMIO MANUEL CORRÊA DE ANDRADE" GEÓGRAFO DE DESTAQUE

A comunidade geográfica brasileira é grande, qualificada e tem inúmeros geógrafos que se destacam na sua produção científica, por seu papel na formação de recursos humanos, por sua capacidade de coordenar projetos ou, mesmo, demonstrar essas qualidades em sua vida profissional. É com o objetivo de demonstrar o reconhecimento a esses geógrafos que a ANPEGE concede o prêmio Manuel Corrêa de Andrade, durante seu evento, o Encontro Nacional da ANPEGE, que ocorre bienalmente

Como no passado a escolha do homenageado se deu por pares, uma Comissão de Notáveis escolheu o Geógrafo destaque e a Diretoria da ANPEGE presta assim as devidas homenagens.

ROBERTO LOBATO CORRÊA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

ANA FANI ALESSANDRI CARLOS

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

HOMENAGEM DA ANPEGE - GESTÃO 2014/2015

HOMENAGEM AOS PROFESSORES
FORMADORES DE MESTRES E DOUTORES

A Diretoria da ANPEGE (2014/2015) considera que, uma das atividades mais nobres e relevantes da vida acadêmica é a formação de recursos humanos. A transmissão do saber e a orientação dos alunos de mestrado e de doutorado envolvem competência intelectual, experiência profissional e dedicação aos jovens, tornando-se, também, um gesto de generosidade.

Desta relação entre orientadores e orientados surge a cumplicidade teórica, a admiração, o respeito e, muitas vezes, uma amizade profunda e duradoura. Os professores têm a responsabilidade de serem os condutores do saber e, a convivência com os alunos é um dos principais geradores da produção de conhecimento.

Muitos de nossos grandes mestres são mais reconhecidos por sua capacidade de orientação de jovens alunos do que por qualquer outra das atividades universitárias. Mesmo considerando a juventude da pós-graduação brasileira, alguns destes, tem-se dedicado a mais de duas ou três décadas a formar mestres e doutores.

Esta edição do ENANPEGE homenageará alguns de nossos grandes mestres, que se destacaram como grandes formadores de pós-graduandos nos últimos 30 anos, responsáveis pela orientação de mestres e doutores que hoje, como docentes, orientam nos programas de pós-graduação em Geografia.

Escolhemos aqueles que orientaram e contribuíram para a formação de novas gerações de professores nas diversas áreas temáticas da Geografia, são eles:

Ana Luiza Coelho Netto

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Ariovaldo Umbelino de Oliveira

Universidade de São Paulo

José Bueno Conti

Universidade de São Paulo

Jorge Xavier da Silva

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Armen Mamigonian

Universidade de São Paulo
Universidade Federal de Santa Catarina